Logo Qualisoft

Assinatura Digital

DeskSigner PDF

O DeskSignerPDF é uma solução stand alone (desktop) que possibilita assinar documentos que estejam no formato PDF (Portable Document Format), isoladamente ou em lotes. Os documentos assinados pelo DeskSignerPDF poderão ser facilmente visualizados e verificados através do Adobe® Reader.

O DeskSignerPDF permite assinar arquivos que estejam no formato PDF, isoladamente ou em lotes. Para tanto, basta possuir um certificado digital padrão X.509v3, ICP-Brasil ou não, instalado no repositório do Windows®, em disco (HD, floppy, CD, DVD ou outras mídias removíveis) ou em dispositivos externos como tokens, HSMs ou smart cards. Para se assinar um documento PDF, não é necessário instalar o Adobe® Acrobat.

No momento de cada assinatura o DeskSignerPDF valida o certificado digital utilizado, verificando se o mesmo não está expirado e se não foi revogado. Para isso, o DeskSignerPDF se utiliza da Lista de Certificados Revogados (LCR) da Autoridade Certificadora (AC) que emitiu o respectivo certificado digital.

A assinatura de documentos que foram previamente assinados (co-assinatura) é permitida, não havendo limites para a quantidade de assinaturas.

O DeskSignerPDF permite que a assinatura de arquivos seja feita em lote. Um lote pode ser montado a partir de um conjunto de arquivos selecionados individualmente ou então ser representado por um diretório em disco (local ou remoto).

Documentos assinados pelo DeskSignerPDF podem ser validados e visualizados diretamente pelo Adobe® Reader, ou seja, não é necessário a aquisição de nenhum software especial para esta funcionalidade. O Adobe® Reader pode ser baixado através da Internet, diretamente do site da Adobe®.

O Adobe® Reader, ao abrir um documento PDF assinado pelo DeskSignerPDF, automaticamente identifica que o documento está assinado, permitindo a visualização de todos os elementos de cada uma das assinaturas presentes no documento.

Desksigner

O DeskSignerPDF permite o acesso às funções de assinar arquivos PDF e configurar, diretamente a partir do shell do Windows® (Windows® Explorer) ou através de sua interface desktop.

O DeskSignerPDF está disponível em Português, Inglês e Espanhol.

A validade jurídica do DeskSignerPDF está embasada na medida provisória 2.200-2, de 24 de Agosto de 2001, que estabelece que todo documento em forma eletrônica tem assegurada sua autenticidade, integridade e validade jurídica desde que utilize certificados digitais.

  • Windows® XP, Windows® 2000 ou Windows® 2003
  • Microsoft® .Net Framework 1.1. ou 2.0.
  • Arquivo PDF versão 1.3 (Acrobat 4.x.) ou mais recente
  • Adobe® Reader 6.x. ou mais recente
  • Conexão com a Internet (Somente para registro do software e atualização de listas de certificados revogados - LCR)
  • Repositórios de Certificados
  • CryptoAPI (Browsers, Smart cards, HSMs e tokens compatíveis)
  • Arquivos em disco no formato PKCS#12 (.PFX)
  • Certificados Digitais X.509v3, incluindo o e-CPF e o e-CNPJ

Os documentos PDF assinados e/ou co-assinados pelo DeskSignerPDF são mantidos no formato PDF com assinaturas no formato PKCS#7, auto-contidas no documento. Este procedimento garante total interoperabilidade através do Adobe® Reader e com principais assinadores e visualizadores que suportem este formato de assinatura/arquivo.

O DeskSignerPDF é compatível com todos os certificados digitais padrão X.509v3, incluindo o e-CPF e o e-CNPJ, documentos digitais oficiais da Secretaria da Receita Federal (SRF).

O DeskSignerPDF incorpora uma série de recursos para que você possa configurar a forma como deverão ser exibidas as assinaturas nos documentos. Uma assinatura digital em um documento PDF poderá ser representada graficamente por uma imagem, um texto ou por ambos. É possível determinar o tamanho da imagem, sua posição dentro do documento e em quais páginas do documento esta deverá ser inserida.

Desksigner

O DeskSignerPDF também permite que você selecione a imagem que será utilizada para representar graficamente a assinatura. Esta imagem poderá ser adquirida a partir de qualquer arquivo de imagem ou então a partir de um dispositivo de captura de imagem instalado em seu computador, compatível com o driver Twain. O DeskSignerPDF disponibiliza uma série de recursos para a manipulação destas imagens.

Voltar ao topo